Dinâmica socioambiental

CARTOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL

Este produto do Núcleo tem o objetivo de organizar e sistematizar uma cartografia socioambiental de cada território baseada nos dados de uso e ocupação das comunidades, das cadeias produtivas, caracterização sociocultural e dos diretos humanos.

A construção da cartografia socioambiental será desenvolvida ao longo de 2021 em uma série de encontros para delineamento da proposta, alinhamento de datas, oficinas e seminários. Em cada território serão utilizadas ferramentas de interação, participação protagonista e sistematização (HOLLIDAY, 2006).

A ideia principal é compreender o uso e ocupação do território pelos diversos grupos sociais que interagem nesses espaços, assim como suas manifestações culturais, conflitos e divisão do espaço. A partir disso, irá se tecer uma auto formação e reflexão do que se espera para o futuro do território, com o delineamento sistemático de um planejamento territorial participativo.

A culminância do processo ocorre com a definição de metas a curto, médio e longo prazo e articulação junto aos órgãos competentes para busca por implementação das políticas públicas necessárias para os territórios alcançarem suas metas.

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

O acesso a água de qualidade, potável e com o mínimo de concentração de contaminantes é um desafio as margens do maior rio do mundo. O Rio Amazonas é caracterizado por suas águas barrentas, ricas em sedimentos orgânicos e sólidos suspensos. Mas para além das dificuldades inerentes ao tratamento da água bruta do Rio Amazonas, nas regiões estuarinas desta bacia o aumento do nível do Oceano Atlântico e a diminuição na descarga hídrica ocasionados por alterações climáticas diversas, vem levando as populações ribeirinhas a enfrentarem períodos de águas salobras em suas comunidades, que a depender da localização geográfica chegam a 3 meses. Somado as características geológicas da região estuarina do Rio Amazonas o acesso a água potável e de qualidade ainda é considerado um desafio.

Conheça outras dinâmicas:

Dinâmica socioprodutiva do pescado

Dinâmica socioprodutiva do açaí

Dinâmica socioambiental

Dinâmica socioeducacional

pt_BRPortuguese